domingo, 28 de março de 2010

Xongas - No farol

Estou numa fase meia sem inspiração e para não deixar a página desse blog desatualizada, postarei uma crônica do livro que atualmente estou lendo. Eu recomendo: Freire Ricardo - Tre best of Xongas / Ricardo Freire  - São Paulo: Mandarim, 2001.
Indicação da jornalista Anami Brito

10 de Maio, 2000

- Bem vindo ao Esmola's Drive -Thru.
- Como?
- Bem vindo ao Esmola's Drive -Thru.
- Peraí, até ontem isso aqui era um farol.
- Era, mas agora é mais uma franquia do Esmola's Drive -Thru. Com concessão da prefeitura e tudo, ó. Parte da renda é revertida para a Associação Municipal dos Bi-Rodais.
- Bi...rodais?
- Pessoal que anda em cadeiras de rodas. Politicamente correto, sacomé. Agora, por favor, peça pelo número.
- Hã?
- Peça pelo número. Não tá vendo o menu ali no painel ao lado do semáforo?
- Ah...
- Eu ajudo. Número 1, abordagem seca, rápida, objetiva w fim de papo - 1 real. Mas esse não dá mais porque o senhor ficou aí embaçando.
- Sei.
- Número 2, abordagem piedosa com criança no colo e uso das palavras 'tio' ou 'tia' - 50 centavos.
- Criança branca ou preta?
- A que estiver deiponível no momento. Número 3, abordagem infantil com caixa de Mentex à mão - trerreal para carro importado, dorreal para carro nacional do ano, 1 real para 'outros'. Grátis, três Mentex.
- Gratis?
- Gratis. Número 4, abordagem longa, pegajosa, com tentativa de contato físico, uso ostensivo das palavras 'tio' ou 'tia' e recusa do cliente em colaborar, seguida de um pequeno e quase imperceptível risco na lateral do carro. Nesse caso o senhor tem 50 por cento de desconto na nossa oficina de pintura na região da Nova Faria Lima. É um ótimo negócio.
- Sei.
- Enquanto o senhor pensa, deixa eu começar a atender o cliente aqui ao lado... Bem vindo ao Esmola's Drive -Thru. Sua parada é muito importante para nós. Por favor, aguarde que logo será atentido...pronto. voltei. E aí?
- Aceita tíquete?
- Vale-esmola, Ticket-Farol, Visa e MasterCard. O senhor também pode comprar um carnê com 20 números 1, ou então tudo sortido. Decidiu?
- Ih, abriu o sinal.
- Como assim?
- Abriu o sinal. Fica pra próxima.
- Ei, pera lá. Ladrão! Saiu sem pagar! POLÍCIA! POLÍCIA! POLÍCIA! Saco. É por isso que esse país não vai pra frente. Bando de desonestos!

0 comentários:

Postar um comentário